A potência das favelas e comunidades periféricas foi reforçada na noite desta sexta-feira (01) durante a abertura da Expo Favela Innovation Paraíba 2024. O evento, que contou com apresentações artísticas, recebeu um grande público que prestigiou as apresentações e expositores que ocuparam a Usina Cultural Energisa. Autoridades políticas também estiveram na abertura do evento que acontece até o próximo domingo (03).
Foram os espetáculos ‘Minha Marias’, encenado pelo grupo Kairós da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, e ‘Favela Pulsa’, que levou ao palco pessoas indígenas, mestres de capoeira e dançarinos, os responsáveis pelas apresentações da abertura que emocionaram a plateia.
A empreendedora Marcela Estevam comentou sobre as apresentações e destacou a representatividade do que foi apresentado. “Mostrou o que de mais belo temos dentro das nossas favelas. Foi forte, encantador! Aqui tem uma galera muito boa, bons artistas, negócios, alimentação perfeita. Super recomendo”.
A noite seguiu com as apresentações da artista paraibana Luana Flores, que levou ao palco Ana do Coco, outro grande nome da nossa cultura. O show de encerramento ficou por conta de MC Marechal (RJ), um dos maiores MCs do país nas batalhas de rimas e precursor da ‘Rap Underground’.
O diretor executivo da Funjope, Marcos Alves, falou da importância da descriminalização da cultura de periferia. “A gestão do prefeito Cícero Lucena tem um olhar muito sensível à vida das comunidades e da periferia. Então estar na Expo Favela é mostrar esse compromisso, reforçando a nossa participação ativa, inclusive no cotidiano dessas comunidades”.
Para Elis Barreiro, gestora de programas e projetos da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), a parceria entre Governo Estadual e Expo deve servir de exemplo para outros estados. “Geralmente a nossa área de ciência e tecnologia não atinge muito empreendimentos dessa natureza, que são os negócios de impacto, e desde 2023 que a gente quebra esse paradigma, porque o governo do estado é um governo que gera oportunidade e inclusão”.
O responsável por fechar a primeira noite da Expo Favela Innovation Paraíba foi MC Marechal, que subiu ao palco por volta das 21h. Elogiado pela crítica, o MC acumula em sua trajetória profissional a produção de artistas como Emicida, Rael e Rashid.
Além de apresentações artísticas, a Expo reúne inovação, empreendedorismo, rodadas de negócios, debates e palestras. A estrutura da feira conta ainda com camelódromo (com produtos e serviços de periferias) e praça de alimentação.
A presidenta da Central Única das Favelas, Kalyne Lima, elogiou. “Esse é só o primeiro dia de um evento que reúne potências e vivências. A Expo Favela Paraíba já é uma realidade que cresce e se consolida a cada ano”.
Confira a programação deste sábado:
No segundo dia de feira, a programação começa às 14h, com cortejo do Maracatu Nação Pé de Elefante. No ‘Palco Quebrada’, tem palestra com a influencer Sára Zarâ, sobre ‘Como Empreender com a Estética Afro’, às 15h40. Em seguida, às 18h, tem Victor Massaki, com a palestra ‘Do Vagão Para o Mundo’, contando um pouco da sua história de improvisos nos metrôs de São Paulo.
No Espaço ‘Cria da Favela’ tem oficina de macramê e de stencil.
A noite se encerra no ‘Palco Favela’, com pocketshow de MC’Hirlla e , em seguida, Totonho e OS Cabras, a partir das 20h.
A Expo Favela Paraíba é um projeto da Favela Holding, com a realização da CUFA Paraíba através da CIFAU – Centro Integrado de Favelas e Artes Urbanas. Produção executiva da Campo Minado Produções e Guariba Produção. A edição 2024 conta com o apoio institucional do Governo da Paraíba, através do Empreender PB e SECTIES, SEBRAE, Prefeitura de João Pessoa, patrocínio do Banco do Nordeste e Energisa PB, e apoio do Instituto Energisa. Cooperação da TV Globo, através das TVs Cabo Branco e Paraíba.
SERVIÇO:
Expo Favela Innovation Paraíba
Data: 01 a 03 de novembro
Local: Usina Cultural Energisa (João Pessoa)
Informações em: https://paraiba.expofavela.com.br/